Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior (FADENOR)

Referência em Concursos Públicos e Processos Seletivos e no apoio à Gestão de Projetos e Apoio Institucional

Referência em seu campo de atuação, a FADENOR presta serviços a instituições federais, estaduais e municipais, empresas e organizações privadas, universidades, organismos internacionais e entidades representativas de diversos segmentos sociais.

A FADENOR possui sede em Montes Claros, segundo entroncamento rodoviário nacional, município que conta com aproximadamente 400 mil habitantes e destacado polo de desenvolvimento da região Norte de Minas Gerais. Nessa região,vivem quase dois milhões de pessoas que sofrem com o clima seco e quente, tornando-a carente e necessitada de apoio e investimentos por parte dos órgãos governamentais.

Quem somos

Instituída em 1996, a FADENOR é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos e com personalidade jurídica própria, que realiza a gestão administrativa-financeira de projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e de outras instituições parceiras.

Referência regional em seu campo de atuação, a FADENOR presta serviços a instituições federais, estaduais e municipais, empresas e organizações privadas, universidades, organismos internacionais e entidades representativas de diversos segmentos sociais. Além disso, a FADENOR, através do seu setor de Concursos Técnicos (COTEC), efetua processos seletivos, concursos públicos e seleção unificada de profissionais. Por meio do seu setor de projetos, promove estudos básicos para conhecimento da realidade econômica e social das regiões em estudo; apoia o desenvolvimento organizacional e institucional público e privado; gerencia e executa pesquisas e projetos relacionados à preservação da memória e do patrimônio histórico e cultural e atividades de extensão e apoio ao desenvolvimento dos municípios da região norte-mineira.

Com uma equipe multidisciplinar que atua nas diversas áreas do conhecimento, a FADENOR ainda produz e compartilhar conhecimentos, forma e capacita continuamente pessoas para atuar no mercado de trabalho. Além disso, a FADENOR é detentora da concessão pública da Rádio Universitária Unimontes101,1 FM, com finalidade de divulgar as imagens institucionais da Unimontes e da FADENOR, e de promover a cultura nacional e regional.

Ao longo de seus 24 anos de existência, a FADENOR, ao cumprir as suas finalidades e ao apoiar os processos de interação e difusão do conhecimento, vem contribuindo para o fortalecimento do relacionamento da Unimontes com a sociedade regional, nacional e internacional.

Uma Metrópole no Norte de Minas

Montes Claros é importante centro universitário; cidade polo de uma região com mais de 2 milhões de habitantes; segundo maior entroncamento rodoviário nacional; cidade da arte e da cultura; centro industrial que atrai grandes empresas; metrópole que consegue conciliar lazer e desenvolvimento com tranquilidade e hospitalidade.

Por outro lado, a infraestrutura, a localização e a hospitalidade não são os únicos trunfos de Montes Claros para atrair novos investimentos. Os financiamentos e os incentivos oferecidos pelos governos Federal, Estadual e Municipal fecham a série de fatores que transformam a cidade numa das mais atrativas para empresários de todo o Brasil. Além disso, por estar localizada na área mineira da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Montes Claros, através da Sudene e Banco do Nordeste (BNB), oferece benefícios federais às empresas que aqui escolhem se instalar.

Missão

Cumprindo sua missão, a FADENOR elege, como uma de suas vocações prioritárias, a contribuição ao desenvolvimento sócio-político-econômico da Unimontes promovido na região norte-mineira, área de influência dessa Universidade. Para tanto, a FADENOR vem buscando celebrar convênios/contratos no sentido de desenvolver ações precisas e eficientes para responder efetivamente aos desafios postos às áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Visão

Ser reconhecida nacionalmente como a principal fundação de apoio, na gestão de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Oferecer serviços de qualidade aos nossos parceiros, através da busca de inovação tecnológica para aplicação de testes em processos seletivos. Ser motivo de orgulho para os nossos colaboradores.

Valores

Responsabilidade, Ética, Empreendedorismo, Inovação, Cultura do mérito, Transparência, Atendimento de qualidade, Melhoria contínua, Espírito de Equipe e Orientação a resultados.

Utilidade Pública e Credenciamento

Para cumprir seu objetivo, a FADENOR é reconhecida como instituição de Utilidade Pública Municipal (Lei n.° 2.563/1997) e Estadual (Lei n.° 13.240/1999). Está em andamento o seu credenciamento na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e, em tramitação, a regulamentação da FADENOR como Fundação instituída para apoiar a Unimontes.

Cadastre seu e-mail e receba novidades