Núcleo de Consultoria Organizacional (NCO)

Apoiando o desenvolvimento da sua empresa

A atual conjuntura nacional com as pressões do ambiente empresarial competitivo, a realidade político-econômica do nosso paíse, nesse momento, a pandemia do novo coronavírusexigem reformulações estratégicas de todas as organizações e, em especial, da FADENOR.

A gestão das mudanças organizacionais impostas, de forma intensiva,tem exigido um árduo esforço de todas as nossas equipes:COTEC, Núcleo de Cursos e Treinamentos, Núcleo de Pesquisas e Apoio ao Desenvolvimento, Núcleo de Projetos e Serviços, Núcleo de Consultoria Organizacionale Rádio UniversitáriaUnimontes101,1 FM,na busca de alternativas que possibilitem a sustentabilidade da nossa Instituição. Nesse cenário, buscar a máxima eficiência, obtendo cada vez mais receitas com o mínimo de custos, é a possibilidade que vislumbramos para assegurar os resultados de que necessitamos.

Dessa forma,encontra-se em estruturação e institucionalização o NCO,setor da FADENORque tem por missão contribuir como parceira de organizações e empresas que vislumbrem, nesse núcleo, uma alternativa de solução para seus problemas e aperfeiçoamento organizacional.

A competência técnica que disponibilizamos ao mercado éproporcionada pelos docentes daUnimontes e parceiros, profissionais de comprovada experiência nas suas áreas de atuação, associados à FADENOR.

O NCO propõe-se a atuar nos processos, sistemas e subsistemas empresariais de forma a identificar e compreender a situação em que se encontram,neutralizar suas debilidades e ameaças, fortalecendo seus pontos fortes e aproveitando as oportunidades do mercado em que atuam.

Dessa maneira, almejamos auxiliar as empresas a identificar e fortalecer seus diferenciais competitivos de forma a alavancar seus negócios e resultados.

Saber renovar, e até reinventar a organização para a obtenção desses resultados, num contexto de enormes mudanças, exige mais do que boa vontade. Trata-se de um esforço que, se não for respaldado pela mobilização de pessoas eprofissionais competentes, não produzirá os resultados e avanços necessários.

Para criar um clima de engajamento, é necessário que haja a proposição de metas desafiadoras, envolvimento em todos os níveis da empresa, em torno de uma VISÃO DE FUTURO que reúna as energias disponíveis na empresa.

Embasada nessas ideias é que a FADENOR, em apoio à Unimontes,se propõe a trabalhar.

Nossa missão

“Disponibilizar o capital intelectual da Unimontes e contribuir com as organizações da comunidade onde se encontra, proporcionando a análise de seus processos internos, buscando identificar oportunidades que assegurem a busca da máxima eficiência e de um patamar superior de competitividade”.

Hoje nossas organizações e empresas necessitam de apoio e propostas com soluções abrangentes e integradas que venham proporcionar um upgradeem seu patamar de eficiência e de competitividade.

Metodologia

No NCO, as soluções, decorrências específicas de cada situação encontrada, serão propostas “sob medida”para cada realidade organizacional com a qual a consultoria se defronte, jamais serão ofertadaspropostas genéricas sem correspondência com a empresa, objeto da análise.

Para isso, as etapas de trabalho, descritas a seguir, estão fundamentadas em uma abordagem holística, participativa e de competência para gerenciar variáveis humanas, tendo permanente preocupação com a busca da máxima eficiência, através de positiva relação custo-benefício.

Etapas de Trabalho

1 – ENTENDIMENTO

Nesta etapa, buscam-seinformações que permitirão a construção do “pano de fundo” da realidade da empresa/organização: identificação do contexto em que atua a empresa ou organização, conhecimento da sua cultura, modelo de gestão adotado, o perfil gerencial, sua estrutura, os seus sistemas e aptidões ou habilidades distintivas. Um sumário dessa realidade possibilitará elaborar, de maneira consistente, um plano de intervenção que assegure o máximo de eficiência e competitividade empresarial.

2 – IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES E DEMANDAS

Em conjunto com membros da empresa/organização,um plano de intervenção organizacional será desenvolvido e encaminhado para apreciação e aprovação da diretoria da empresa/organização. A apresentação do plano de intervençãocontemplará as linhas gerais do trabalho, suas etapas, objetivos, metas e tempo de realização.

 3 – EXECUÇÃO

Aprovado o plano de intervençãopela diretoria, e de forma acordada com os gestores da empresa/organização envolvidos, a implementação é iniciadacom a apresentação do plano de intervençãopara todos os funcionários envolvidos, de forma a obter engajamento e redução dos níveis de resistência, que podem comprometer o trabalho como um todo. Nesta etapa, correções de rota podem acontecer, mas sempre precedidas daaprovação da diretoria da empresa/organização.

 4 – ACOMPANHAMENTO E CONTROLE

Após cada etapado projeto, realizam-sea sua avaliação e validação, confrontando o efetuado e seus resultados versus o planejado e compromissado com a FADENOR/Unimontes.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Estamos estruturados para a prestação de serviços profissionais de alta qualidade em diversas áreas, conforme a seguir:

  • Planejamento Estratégico e Competitividade Organizacional
    • Projetos e Gerenciamento de Mudanças Organizacionais;
    • Formulação de estratégia competitiva;
    • Gestão Estratégica de Pessoas;
    • Pesquisa e Análise de clima e cultura organizacional;
    • Projetos e programas de educação continuada, inclusive à distância;
    • Treinamento e desenvolvimento gerencial e de lideranças;
    • Programas de sucessão e transição societária e familiar;
    • Programas de implantação de ferramentas para gestão de pessoas.
  • Gestão financeira e de capitais
    • Ferramentas para gestão de custos, contas a receber, fluxo de caixa, tesouraria e movimentação financeira;
    • Planejamento e gestão de ativos financeiros;
    • Análise de composição de capital e tipos de alavancagem.
  • Programas de implantação de ferramentas para gestão de pessoas
    • Pesquisa e gestão salarial;
    • Programas de treinamento de pessoas para a eficiência e produtividade organizacional (competitividade);
    • Implantação e gestão de benefícios;
    • Redução de passivo e contencioso trabalhista;
    • Segurança do trabalho e medicina ocupacional.
  • Gestão da Informação, modelagem e sistemas
    • Revisão de processos, construção e formalização de POPs;
    • Projetos em tecnologia da informação;
    • Projetos em modelagem computacional.
  • Gestão de Marketing e Vendas
    • Formação de consultores de vendas;
    • Gestão da força de vendas e modalidades de incentivo;
    • Pesquisas de mercado e de opinião;
    • Estudos e soluções referentes a comportamento do consumidor e participação de mercado (Market Share?);
    • Projetos afins ao composto de marketing: definições referentes ao produto, preços, promoções e propagandas, canais de distribuição e atendimento;
    • Projetos referentes a novos canais e vendas on-line.
  • Gestão de operações – industriais e de serviços
    • Programas de otimização da eficiência e da produtividade;
    • Projetos em logística;
    • Modelos estatísticos aplicados à gestão da qualidade;
    • Gestão da qualidade e ferramentas de avaliação da qualidade.
  • Planejamento estratégico e regularidade organizacional
    • Projetos de revisão estatutária, regimental e de finalidades;
  • Captação e gestão de recursos financeiros
    • Identificação de fontes de financiamento de atividades e projetos
    • Suporte a elaboração de projetos
    • Ferramentas e sistemas de gestão de recursos financeiros
  • Gestão de pessoas e acompanhamento do quadro social
    • Programas de implantação de ferramentas para gestão de pessoas;
    • Projetos de pertencimento social: Integração, participação e atuação do quadro social;
    • Treinamento e desenvolvimento de quadros diretivos e de novas lideranças;
    • Treinamento e desenvolvimento de pessoal ocupado nas atividades meio.
  • Gestão de patrimônio e prestação de contas de projetos
    • Capacitação e suporte à organização dos processos de prestação de contas de projetos e destinação patrimonial adequada;
  • Consultoria e suporte a compras, licitações e contratos
  • Elaboração de projetos de captação de recursos Federais e estaduais
  • Gestão e suporte à prestação de contas de projetos com recursos federais e estaduais
  • Projetos nas áreas:
    • Consultoria e suporte a compras, licitações e contratos;
    • Elaboração de projetos de captação de recursos Federais e estaduais;
    • Gestão e suporte à prestação de contas de projetos com recursos federais e estaduais.
  • Projetos nas áreas:
    • Saúde;
    • Educação;
    • Infraestrutura;
    • Meio ambiente e recuperação de áreas degradadas;
    • Desenvolvimento econômico e emprego;
    • Desenvolvimento social.

Corpo Técnico

Diretor Responsável: Roney Versiani Sindeaux

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