Instituições Apoiadas e Parceiras

Algumas instituições apoiadas e parcerias pela FADENOR

Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

A Universidade atua, prioritariamente, numa região que abrange área superior a 196.000 km², correspondente a 40% da área total do estado de Minas Gerais, incluindo as regiões Norte e Noroeste de Minas e os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Alcança 342 municípios e atende, potencialmente, uma população que ultrapassa dois milhões de habitantes. Referência na produção do conhecimento nas áreas de saúde, educação, ciências sociais aplicadas, ciências humanas e ciências exatas e tecnológicas, a instituição reforça suas atividades no campus sede de Montes Claros e nos campi de Almenara, Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu,Unaí, Pirapora, Salinas e São Francisco. As ações também são incrementadas nos núcleos de Joaíma e Pompéu. Desde 2015, a Universidade aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Ministério da Educação e mantém o Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES), com o preenchimento de 725 vagas anuais.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)

A FAPEMIG é a agência de indução e fomento à pesquisa e à inovação científica e tecnológica do estado de Minas Gerais. Compete à FAPEMIG apoiar projetos de natureza científica, tecnológica e de inovação, de instituições ou de pesquisadores individuais, que sejam considerados relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do estado.

Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)

A FINEP concede recursos reembolsáveis e nãoreembolsáveis a instituições de pesquisa e empresas brasileiras. O apoio da FINEP abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos. A FINEP apoia, ainda, a incubação de empresas de base tecnológica, a implantação de parques tecnológicos, a estruturação e consolidação dos processos de pesquisa, o desenvolvimento e a inovação de empresas já estabelecidas e o desenvolvimento de mercados. Além disso, a partir de 2012, a FINEP também passou a oferecer apoio para a implementação de uma primeira unidade industrial e também incorporações, fusões e joint ventures.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

A CAPES, fundação do Ministério da Educação (MEC), desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. Em 2007, passou também a atuar na formação de professores da educação básica, ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado, no Brasil e no exterior.

A CAPES tem sido decisiva para os êxitos alcançados pelo sistema nacional de pós-graduação, tanto no que diz respeito à consolidação do quadro atual, como na construção das mudanças que o avanço do conhecimento e as demandas da sociedade exigem.

Seu sistema de avaliação, continuamente aperfeiçoado, serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais. Os resultados da avaliação servem de base para a formulação de políticas para a área de pós-graduação, bem como para o dimensionamento das ações de fomento (bolsas de estudo, auxílios, apoios).

Universidade de Alberta (Canadá)

Em um ambiente de aprendizagem vibrante e de suporte, a Universidade de Alberta descobre, dissemina e aplica novos conhecimentos por meio de ensino e aprendizagem, pesquisa e atividade criativa, envolvimento da comunidade e parcerias.

Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO)

O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO é um mecanismo financeiro nacional privado, sem fins lucrativos, que trabalha em parceria com os setores governamental e privado e a sociedade civil para que recursos estratégicos e financeiros sejam destinados a iniciativas efetivas de conservação da biodiversidade.

Desde o início das atividades, em 1996 o Funbio já apoiou 306 projetos que beneficiaram 255 instituições em todo o país.

Entre as principais atividades realizadas estão a gestão financeira de projetos, o desenho de mecanismos financeiros e estudos de novas fontes de recursos para a conservação, além de compras e contratações de bens e serviços.

Rede Internacional e Interdisciplinar sobre as Desigualdades (REDE)

Com a criação da Rede Internacional e Interdisciplinar sobre Desigualdades não se pretende iniciar ou mobilizar uma nova cooperação; procuramos, antes, reconhecer a existência, valorizar a longevidade, consolidar os resultados, fortalecer os ideais e os objetivos e dar um enquadramento orgânico a um processo de cooperação que reúne instituições e investigadores nalguns dos casos desde há quase 30 anos, e pelo menos desde há 15 anos, e que se mantém em plena atividade.

O primeiro nó na origem da Rede remonta a 1986, no âmbito do II Programa de Combate à Pobreza liderado pela Comunidade Europeia nos diversos países que então a constituíam, e em que participaram alguns dos atuais parceiros. A partir deste nó foram celebrados vários protocolos de cooperação interinstitucional e foram iniciadas atividades de intercâmbio científico e académico (algumas com o apoio dos Programas Sócrates / Erasmus) entre a NOVA/FCSH, Universidade Nova de Lisboa e a Universidade Católica de Lovaina, a Universidade de Barcelona, ​​a Universidade de Loughborough e a Universidade de Antuérpia, algumas das quais continuam ativas até hoje.

* Essas são algumas instituições, entre muitas outras, além das parcerias estabelecidas apoiadas pela FADENOR.

Cadastre seu e-mail e receba novidades