Algumas instituições apoiadas pela FADENOR e parcerias

Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

A Universidade atua, prioritariamente, numa região que abrange área superior a 196.000 km², correspondente a 40% da área total do estado de Minas Gerais, incluindo as regiões Norte e Noroeste de Minas e os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Alcança 342 municípios e atende, potencialmente, uma população que ultrapassa dois milhões de habitantes.

Referência na produção do conhecimento nas áreas de saúde, educação, ciências sociais aplicadas, ciências humanas e ciências exatas e tecnológicas, a instituição reforça suas atividades no campus sede de Montes Claros e nos campi de Almenara, Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu,Unaí, Pirapora, Salinas e São Francisco. As ações também são incrementadas nos núcleos de Joaíma e Pompéu.

Desde 2015, a Universidade aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Ministério da Educação e mantém o Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES), com o preenchimento de 725 vagas anuais.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)

A FAPEMIG é a agência de indução e fomento à pesquisa e à inovação científica e tecnológica do estado de Minas Gerais. Compete à FAPEMIG apoiar projetos de natureza científica, tecnológica e de inovação, de instituições ou de pesquisadores individuais, que sejam considerados relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do estado.

Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)

A FINEP concede recursos reembolsáveis e nãoreembolsáveis a instituições de pesquisa e empresas brasileiras. O apoio da FINEP abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos. A FINEP apoia, ainda, a incubação de empresas de base tecnológica, a implantação de parques tecnológicos, a estruturação e consolidação dos processos de pesquisa, o desenvolvimento e a inovação de empresas já estabelecidas e o desenvolvimento de mercados. Além disso, a partir de 2012, a FINEP também passou a oferecer apoio para a implementação de uma primeira unidade industrial e também incorporações, fusões e joint ventures.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

A CAPES, fundação do Ministério da Educação (MEC), desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.

Em 2007, passou também a atuar na formação de professores da educação básica, ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado, no Brasil e no exterior.

A CAPES tem sido decisiva para os êxitos alcançados pelo sistema nacional de pós-graduação, tanto no que diz respeito à consolidação do quadro atual, como na construção das mudanças que o avanço do conhecimento e as demandas da sociedade exigem.

Seu sistema de avaliação, continuamente aperfeiçoado, serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais. Os resultados da avaliação servem de base para a formulação de políticas para a área de pós-graduação, bem como para o dimensionamento das ações de fomento (bolsas de estudo, auxílios, apoios).

Universidade de Alberta (Canadá)

Em um ambiente de aprendizagem vibrante e de suporte, a Universidade de Alberta descobre, dissemina e aplica novos conhecimentos por meio de ensino e aprendizagem, pesquisa e atividade criativa, envolvimento da comunidade e parcerias.

Essas são algumas instituições, entre muitas outras, além das parcerias estabelecidas, apoiadas pela FADENOR.

Cadastre seu e-mail e receba novidades